A Caixa Cria na Paz tem como principais objetivos reduzir a agressão física, xingamentos e humilhação em crianças de 0 a 3 anos.
O ciclo de sensibilização de servidores de ponta tem Elisama Santos, psicanalista e educadora, como porta-voz, reconhecendo a humanidade, o contexto de sobrecarga dos cuidadores, mas também um letramento emocional simples e viável.
Sugerimos que os conteúdos sejam entregues às famílias, por WhatsApp, no período de 8 semanas com frequência de distribuição 2x na semana. Eles trazem dicas da própria Elisama que abordam 16 temas como: “Por que bater não educa”, “Tá tudo bem ficar nervosa”, “O momento de sair de cima”, “O que é birra”,“É só um filhote”, entre outras, sempre com dicas simples e práticas para ativar os comportamentos.
O kit Físico, também entregue às famílias, é composto por um babador, um body ou uma camisetinha com a frase “Paciência comigo, ainda estou aprendendo” que traz para o corpo da criança um chamado para que o adulto se comporte de forma consciente em momentos de crise e tensão da rotina.
Preparando a Unidade Enxoval
Apresentações
Gestores
Apresentações
Coordenadores e Diretores
Placa Escola
Baralho das Emoções
Intervenções
Pintura
Camiseta
Panão
Folheto
Desenvolvimento
Kit Sensibilização
Elisama Santos
Apresentação
de Sensibilização Servidores de Ponta
Video de sensibilização
Elisama Santos
Cartazes
Bottom
Certificado
Materiais
para Famílias
Kit Paciência Comigo
Body
Kit Paciência Comigo
Babador
Kit Paciência Comigo
Uniforme
Dicas
na Agenda
Jornada de WhatsApp
e Instagram
Kit
Roda de Conversa
Monitoramento
e Avaliação
Como usar:
1. Se você vai implementar somente a Caixa de Ferramentas Cria na Paz, baixe o pdf “Guia de Implementação”. Caso vá implementar o Programa Pé de Infância para creches, baixe o pdf “Guia Programa Creches”, e conheça todas as ferramentas, recomendações para implementação e dicas técnicas, e também assista ao vídeo explicativo do programa.
2. Você poderá fazer o download das ferramentas diretamente pelo pdf ou clicando abaixo nos botões “baixar”.